A investida das grandes papeleiras na Metade Sul do Estado, com seus projetos de produção de celulose, é o tema do III Seminário Políticas Públicas de Meio Ambiente que o Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente promove na próxima terça-feira, dia 19, em Pelotas. O evento vai ocorrer das 10 às 17 horas, no auditório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal (UFPel).
Estão convidados, como palestrantes e debatedores, o agrônomo Carlos Nabinger, o ambientalista e zoólogo Ludwig Buckup e o jornalista Najar Tubino, dentre outros pesquisadores e gestores ambientais. As inscrições são gratuitas. A organização do evento está buscando apoio para garantir o transporte de participantes de Porto Alegre a Pelotas.
Dando continuidade às atividades que vêm sendo promovidas mensalmente na capital, o Movimento realizará também o IV Seminário Políticas Públicas de Meio Ambiente, sobre o caso das Barragens Jaguari e Taquarembó, dia 20 de agosto (quarta-feira) no auditório do Semapi/Sindicato, em Porto Alegre. Nesta edição o painelista convidado é o consultor da OEA Antônio Eduardo Lanna, doutor (PhD) em planejamento e gestão de recursos hídricos. A atividade se desenvolve das 18h30min às 21 horas, no auditório da entidade, à Rua Lima e Silva, 280.
Um dos objetivos do movimento, desde sua criação, é a descentralização da discussão sobre o meio ambiente, indo ao encontro das comunidades e agentes sociais envolvidos na luta pela preservação ambiental no Estado, explica o ecólogo Felipe Amaral, secretário executivo do Instituto Biofilia e um dos coordenadores deste movimento. “A proposta do grupo é manter o foco nas discussões públicas, levando informação, promovendo articulação política ambiental com distintos setores da sociedade”, disse.
(EcoAgência, com informações do Instituto Biofilia, 14/08/2008)