Objetivo da ação foi vistoriar a intensidade da fumaça emitida por veículos que usam o diesel como combustível
Em comemoração ao Dia de Combate à Poluição, os secretários municipais do Meio Ambiente, Miguel Wedy, e da Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, participaram nesta quinta-feira da Operação Ar Puro. O objetivo da ação, que acontece na esquina da avenida João Pessoa com a José Bonifácio, foi vistoriar a intensidade da fumaça emitida por veículos que usam o diesel como combustível (vans, caminhonetes e veículos escolares).
Na ocasião, também foi anunciado o início do biomonitoramento, que permitirá visualizar a condição da qualidade do ar através de plantas. Durante a ação, nove motoristas foram multados por poluírem o ar.
A Operação Ar Puro consistiu em identificar os veículos poluentes. A autuação implica em pagamento de multa ou a apreensão do veículo. De acordo com o secretário Senna, o valor da multa é de R$ 129. A Capital tem uma frota de 610 mil veículos, porém, ainda não há uma legislação vigente para inspeção de veículos movidos a gasolina, álcool ou Gás Natural Veicular (GNV).
Durante a Operação Ar Puro, a Smam entregou à Empresa Pública de transporte e Circulação (EPTC), mais dois opacímetros, equipamento que mede, através da fumaça expelida pelo veículo, o índice de poluição emitido. A fumaça entra por um tubo e, uma célula fotoelétrica mede, de acordo com a opacidade da luz emitida, a intensidade da poluição.
Se o equipamento registrar um nível de poluição acima de 1,70 K(m-1) — unidade de medida do sistema, em uma escala de 1 a 10 — de acordo com a resolução 251/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), implicará na autuação do veículo.
O secretário da Smam anunciou o início do biomonitoramento, "um novo mecanismo de avaliação da qualidade do ar em Porto Alegre", afirma Miguel Wedy. Esta avaliação permitirá visualizar a condição da qualidade do ar através de plantas. A partir de hoje, segundo Wedy, mudas de araçá serão distribuídas em escolas, onde serão feitas ações de educação ambiental. O ar poluido vai degradar a planta, provocando a perda de folhas
O secretário destaca que outros locais também serão biomonitorados, como as esquinas das avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros, no Centro da Capital.
— Estamos conversando com a EPTC para que as operações sejam rotineiras e em outros locais — conclui Miguel Wedy.
A frota do transporte público, como ônibus e lotações, tem a inspeção constante. Segundo Wedy, novos equipamentos serão adquiridos, objetivando uma maior eficiência na análise do ar. Em cerca de uma hora de operação, ontem, três veículos foram autuados.
(Zero Hora, 14/08/2008)