Um incêndio, por volta das 13h de ontem, atingiu a Vila Dona Teodora, no bairro Humaitá, zona norte da Capital. O forte vento dificultou a ação dos bombeiros e, apesar dos esforços de profissionais e moradores, o fogo se espalhou rápido.
As chamas tiveram início em um depósito de reciclagem, e pelo menos mais três casas foram destruídas. Kelly Ignácio dos Santos, sobrinha do dono do depósito, Rubens dos Santos, contou que, logo que viram o fogo, tentaram abafá-lo com chapas de zinco.
Em seguida, mais três mangueiras foram usadas pelos moradores para conter o incêndio mas, pouco antes das 14h, o fogo já havia se espalhado para as residências.
– A casa de trás é a do meu pai, a outra do beco de trás é a minha e lá no fundo é onde mora a minha irmã – explicava Kelly, apontando para as moradias localizadas bem próximas umas das outras.
Bombeiros precisaram pedir reforços para controlar fogo
A fumaça cobriu o Acesso 3 da Vila, e muitos choravam ao ver suas residências sumirem diante de seus olhos. Os moradores auxiliaram os bombeiros e, no desespero de salvar as construções, buscavam baldes de água e tentavam ajudar.
Os bombeiros não demoraram para chegar ao local. Cinco caminhões foram deslocados para tentar conter as chamas. Segundo o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, major Jarbas Ávila, o primeiro reforço foi do Partenon. Um deles teve de ser reabastecido durante a operação.
Segundo os moradores, o incêndio foi controlado entre 14h30min e 15h. Não houve feridos, mas nada restou das residências nem do depósito. Até o início da noite de ontem, as causas do fogo não haviam sido confirmadas.
(Zero Hora, 15/08/2008)