Está exposto no Santander com a mostra ‘A Cidade, a Natureza e o Cidadão: Um Olhar Sustentável’
A relação entre os seres humanos e o meio ambiente e as conseqüências do crescimento desordenado das cidades são alguns dos temas que a mostra 'A Cidade, a Natureza e o Cidadão: Um Olhar Sustentável' apresenta, a partir de hoje, no Santander Cultural, em Porto Alegre. A exposição reúne vídeos e instalações interativas e integra o projeto Socioecossistema Urbano em Debate, promovido pelo Santander Cultural e o Instituto Venturi para Estudos Ambientais – ONG gaúcha criada há quase quatro anos. A inauguração será às 11h e a mostra ficará aberta ao público até o dia 28 de setembro.
O principal objetivo da exposição, formada por cinco espaços, é chamar a atenção sobre a importância das relações entre o cotidiano das pessoas e o meio ambiente, além de destacar o impacto que pequenas atitudes diárias provocam na natureza. Durante a mostra, os visitantes poderão conferir dois vídeos em terceira dimensão. Um deles utiliza uma técnica até então inédita no país: as imagens são projetadas em um monitor 3D auto-estereoscópico, que permite a visualização de vários tipos de imagens em estéreo ou, em outras palavras, em 3D, liberando o uso dos tradicionais óculos.
Outro destaque é o teste da Pegada Ecológica, que mede a área de terreno produtivo necessária para sustentar cada pessoa, dependendo de seu estilo de vida. A diretora técnica do Instituto Venturi, Arlinda Cezar, destacou que, nos próximos dias 22 e 23, a instituição promoverá o 1º Fórum Internacional Socioecossistema Urbano em Debate, também no Santander Cultural. 'Um dos espaços pretende demonstrar uma cidade que teve crescimento desordenado, sem respeitar o meio ambiente, com altos prédios e engarrafamento', explicou o arquiteto Mateus Grimm, integrante do grupo de artistas responsável pela mostra.
(Correio do Povo, 15/08/2008)