O senador Augusto Botelho manifestou sua preocupação em Plenário, nesta quinta-feira (14/08), com a possibilidade de ocorrência de uma epidemia de dengue em seu Estado.
Segundo ele, além do elevado número de casos notificados no primeiro semestre deste ano, há ainda duas razões importantes para se temer que a situação atual evolua para uma epidemia: o início do período chuvoso na região, antes do previsto, e a possibilidade de infecção no Brasil pelo vírus de tipo 4, que já circula na Venezuela
O problema da existência de vários tipos de vírus, de acordo com Augusto Botelho - no Brasil existem os tipos 1, 2 e 3 - é que os doentes somente adquirem imunidade ao vírus pelo qual tenham sido infectados e a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, se desenvolve comumente pela reincidência da infecção.
Augusto Botelho fez ainda um apelo para que os governos de todas as esferas se empenhem em campanhas de combate ao mosquito transmissor da doença.
- É imperativo que o poder público dê mostras seguras e definitivas à população de que essa guerra ao mosquito é para valer; mais imprescindível ainda e o apoio e o engajamento da própria população - disse.
(Por Laércio Franzon, Agência Senado, 14/08/2008)