O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, autoriza, às 10h30min de hoje, o início da concretagem do vertedouro da Usina Hidrelétrica Passo São João, na região das Missões. Com 77 MW de potência instalada e 39 MW de energia média assegurada, a usina está sendo construída pela Eletrosul entre os municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro e está incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Orçada em R$ 290 milhões, possibilitará o fornecimento de energia a uma população de 560 mil habitantes. A entrada em operação comercial está prevista para 2010.
O vertedouro e a barragem são as estruturas responsáveis por represar o rio Ijuí, permitindo a formação do reservatório, que ocupará uma área de 20,6 quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador. A usina fica a 100 quilômetros de Santo Ângelo e a 35 quilômetros de São Luiz Gonzaga. Nesta etapa do empreendimento estão trabalhando 600 pessoas, mas na fase mais intensa da construção devem ser gerados 750 empregos diretos e 1,5 mil indiretos.
O presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, ressalta que estão sendo executadas outras obras como a concretagem da área de montagem e a construção da casa de Força. 'Estamos finalizando o canteiro de obras e realizando escavações para construção do canal de fuga, do circuito e do vertedouro', explicou. Também está em execução a primeira fase da ensecadeira – dique de contenção usado para desviar o curso do rio a fim de construir a barragem.
(Correio do Povo, 15/08/2008)