O relator especial para os direitos indígenas da Organização das Nações Unidas (ONU) encontrou-se nesta quinta-feira (14/08), em Brasília, com autoridades na Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Ministério da Justiça. Índio navajo e professor da Universidade do Arizona, especializado em direito internacional, Anaya acabou de assumir a relatoria e escolheu o Brasil para iniciar suas visitas oficiais.
Além de reunir-se com autoridades do governo brasileiro ele conversará com representantes indígenas e indigenistas da Comissão Nacional de Política Indigenista(CNPI). Sua agenda prevê ainda uma reunião com organizações indígenas em Manaus, uma visita a São Gabriel da Cachoeira (AM), à Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, cuja demarcação será julgada pelo STF no próximo dia 27 de agosto, (Para saber mais sobre o caso da TI Raposa-Serra do Sol clique aqui). James Anaya pretende ainda visitar os Yanomami e conhecer a situação dos Guarani-Kayowáa, no Mato Grosso do Sul.
O relator deverá fazer uma avaliação da situação dos povos indígenas no Brasil, a ser apresentada ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.
(ISA, 14/08/2008)