A empresa argentina Corporación América apresentou ao governo do Equador um projeto para construir um aeroporto ecológico no arquipélago de Galápagos, patrimônio natural da humanidade. A companhia apresentou a proposta ao governo para construir o aeroporto na ilha de Baltra. Os empresários estimam que o montante de investimento, que será assumido pelo grupo argentino, será de US$ 17 milhões na primeira fase.
O projeto do aeroporto foi apresentado na cidade de San Cristóval em Galápagos, durante uma visita do presidente Rafael Correa e uma comitiva ministerial à região.
A construção propõe modelos de responsabilidade com o meio ambiente, mais saudáveis e eficientes em relação ao consumo de recursos, segundo explicaram técnicos da Corporación. Inicialmente, a Corporación América participará da construção, mas pretende incorporar sócios locais para se encarregar das obras.
O grupo administra terminais aéreos em diferentes cidades da Argentina, Uruguai, entre outros. Pelo aeroporto de Baltra transita uma média de 120 mil passageiros ao ano --o novo terá capacidade para meio milhão de pessoas. As ilhas Galápagos foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1978.
(Ansa, Folha Online, 14/08/2008)