Diversas entidades, entre elas o Movimento Nossa São Paulo, com o apoio do Instituto Pólis, articulam abaixo-assinado para garantir a distribuição do diesel menos poluente a partir de janeiro de 2009. De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a partir desta data, o diesel deve conter 50 partículas por milhão de enxofre. Atualmente, a concentração de enxofre no diesel nas áreas urbanas em geral é de 2 mil partículas por milhão e nas regiões metropolitanas é de 500, equivalente a 50 vezes mais do que os padrões internacionais.
O documento será entregue ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em reunião prevista para o dia 26 de agosto. Ele também será encaminhado ao Ministério Público, à direção das empresas petrolíferas e das montadoras de automóveis, aos organismos nacionais e internacionais envolvidos com as questões de responsabilidade social empresarial e de direitos humanos e às embaixadas dos países sede das montadoras de automóveis.
Cidadãos e organizações interessados em participar do abaixo-assinado devem enviar e-mail para zuleica@isps.org.br, em nome de Zuleica Goulart, até o dia 21 de agosto.
(Instituto Pólis,
FGV, 14/08/2008)