Centenas de moradores da Vila Canópolis, localizada na parte mais isolada do município de Altamira, no Pará, temem a qualquer hora serem despejados de suas residências e propriedades rurais por policiais federais e por soldados do Exército Brasileiro, em virtude de estarem a aproximadamente quatro quilômetros do início da Estação Ecológica da Terra do Meio, que possui 3.373.111 hectares, e do Parque Nacional da Serra do Pardo, com 445.392 hectares, ambas criadas em 2005 por decreto presidencial.
A Vila Canópolis foi criada há cerca de três décadas devido a um projeto de extração do minério cassiterita, que na época tinha alto valor de mercado, implantado pela implantado pela Empresa Mineradora Canópolis. A empresa atuava na referida região da vila com a permissão do governo federal e do DNPM - Departamento Nacional de Pesquisa Mineral - para realizar a exploração de cassiterita.
Com toda a documentação em dia, a empresa explorou por anos o minério criando uma vila com infra-estrutura dotada de escola, posto de saúde, quadra de esporte, igreja, casas para funcionários e galpões de reunião para abrigar os seus funcionários que foram para o meio da floresta amazônica para trabalhar na extração do minério. Após a baixa do valor do minério no mercado mundial, a empresa abandonou o projeto deixando um rastro de danos ambientais ocasionado pela extração com máquinas do minério cassiterita.
A criação por decreto presidencial das Reservas Estação Ecológica da Terra do Meio e Parque Nacional da Serra do Pardo pegou os produtores rurais e moradores da Vila Canópolis e região de surpresa, pois alegam que o governo federal não fez um levantamento fundiário prévio na área das reservas e nem na região que fica em sua volta, para saber quantas propriedades rurais e quantos moradores ali residem há décadas, desprovidos de qualquer assistência do governo federal.
Como parte de uma ação de prévia proteção ambiental à Estação Ecológica Terra do Meio e ao Parque Nacional da Serra do Pardo as autoridades federais já anunciaram que devem nos próximos meses retirar os moradores de ambas as reservas e transferir os habitantes da Vila Canópolis para a Vila Central que fica a cerca de 100 km da Canópolis já no município de São Félix do Xingu.
(Diário do Pará, Amazonia.org.br, 13/08/2008)