Jardim Orgânico: Um Espaço Saudável e Sustentável é o tema de oficina que será realizada no próximo dia 23, sábado, em Porto Alegre. "O objetivo é aprendermos com a natureza", destaca o instrutor Eduardo José Diehl, ao explicar a importância da incorporação prática de formas ambientalmente mais corretas. "Nesses pequenos cursos, proponho uma evolução, que atinge também os alimentos e o vestuário". A oficina será realizada das 14h às 18h, na sede da Yucatan Clínica & Centro Cultural, que fica no bairro MontSerrat. As inscrições estão abertas e custam R$ 90,00 antecipado R$ 100,00 na hora.
Durante a oficina, Diehl, que é médico veterinário e educador ambiental, vai abordar sobre as características e possibilidades de um Jardim Orgânico. Também será exibido o vídeo comentado "O jardim como um Mestre" e tratado sobre os habitantes do solo e a compostagem doméstica na prática.
Há mais de 10 anos, Diehl tem focado seu trabalho na área da educação ambiental, utilizando sua formação na permacultura, na bioarquitetura e na agroecologia. "Como veterinário, procuro repassar uma visão de complementariedade, envolvendo, por exemplo, a gestão de resíduos e o aproveitamento da água da chuva", diz, ao afirmar que o jardim é uma ferramenta para tornar didáticas essas informações de extensão da percepção ambiental urbana e rural.
"Procuramos demonstrar que não é preciso comprar terra ou importá-la de outro local", explica o instrutor. "Defendemos uma leitura do que está disponível na residência ou mesmo na cidade e, a partir disso, criamos estratégias de utilização da água, da terra, do sol, das pessoas e dos recursos financeiros", observa.
Como o foco da oficina sobre Jardim Orgânico é a sustentabilidade, Diehl salienta estar dividida em teoria e prática. "Utilizamos um pequeno oásis urbano em Porto Alegre, que tem todos os elementos destacados no curso, como uma mandala de ervas, uma composteira doméstica, um jardim zen, um recanto para meditação, produção de mudas e pisos drenantes", cita.
Temas como agricultura urbana orgânica, consumo consciente e mobilidade sustentável são alguns dos temas que estão disponíveis no site. "O objetivo do site é aprender com a natureza, aprender através do fazer", finaliza Diehl.
Sobre a oficina sobre Jardim Orgânico, informações e inscrições pelo (51) 3026-8224 ou pelo site.
(Por Adriane Bertoglio Rodrigues, EcoAgência, 13/08/2008)