Os deputados que participaram da reunião ordinária da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Rossano Gonçalves (PDT), na manhã desta quarta-feira (13/08), aprovaram dois requerimentos de Audiências Públicas. O primeiro, de autoria do deputado Nélson Härter (PMDB), propõe reunião conjunta com as Comissões de Economia e Desenvolvimento e de Saúde e Meio Ambiente da Casa para tratar das políticas de Silvicultura no Mercosul. O encontro acontecerá durante o 10º Congresso Florestal do Rio Grande do Sul, em Nova Prata, no dia 22 de agosto.
O outro requerimento, do deputado Jerônimo Goergen (PP), pede a realização de audiência pública na Assembléia Legislativa para tratar das providências tomadas com base no resultado dos trabalhos da Comissão de Representação Externa que tratou do levantamento das estruturas de controle de Fronteiras e Divisas, no ano passado.
"Não se esgotam os esforços da Comissão do Mercosul no sentido de ver solucionados grandes problemas", analisou Rossano. "Alguns trabalhos foram realizados no ano passado, mas ainda não encontramos eco no sentido de termos a solução apresentada, principalmente no tocante as estruturas de divisas e de fronteiras", resumiu. "Queremos rediscutir esse assunto. Passado um ano, muito pouco avançou", acrescentou Rossano.
Em relação à Silvicultura, foi objetivo: "Não perdemos qualquer oportunidade no sentido de debater a questão do florestamento, ou por iniciativa desta Casa ou por eventos que se realizem". A reunião em Nova Prata terá como convidados o Secretários de Estado, prefeitos, vereadores, universidades e outras entidades.
Também estiveram presentes na reunião desta manhã os deputados Iradir Pietroski (PTB), Edson Brum (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Nélson Härter (PMDB), Giovani Cherini (PDT), Raul Carrion (PC do B) e Ivar Pavan (PT).
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 13/08/2008)