Foi aprovado nesta quarta-feira (13/08) o requerimento, de autoria do Deputado Cassiá Carpes (PTB), para audiência pública na Comissão de Sáude e Meio Ambiente, que visa a análise e avaliação do Aquífero Guarani assim como suas potencialidades, importância e a questão de saúde em dezenas de cidades do Estado.
O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo constituindo-se numa importante e estratégica reserva de água doce para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e de lazer.
Autoridades como o Secretário de Estado, da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Presidência da Corsan e do Setor administrativo do Aquífero Guarani serão convidados.
A preocupação do Deputado está em dar um maior aprofundamento sobre o tema, visto a importância estratégica do Aquífero sendo que muitas vezes não é tratado na dimensão que deveria. Com um estudo aprofundado e investimentos certamente saberemos como tirar melhor proveito do recurso. Depois desta auiência, o objetivo do deputado é criar uma Subcomissão para tratar deste tema. O que possibilitará financiamento por parte da União e também internacional.
(Por Juliano Dornelles, Agência de Notícias AL-RS, 13/08/2008)