O Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), uma parceria entre as secretarias da Educação e Meio Ambiente e empresas públicas e privadas, realiza, nesta quinta-feira (14), encontro de formação para técnicos, facilitadores, multiplicadores, extensionistas e demais representantes das instituições parceiras co-executoras e apoiadoras da iniciativa. A reunião ocorre a partir das 9h, no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre.
Durante a capacitação, serão apresentadas as propostas e as ações desenvolvidas no PEAC e pelos programas Escola Aberta para a Cidadania e Escola de Tempo Integral, da Secretaria da Educação, e Pró-Mar de Dentro, da Secretaria do Meio Ambiente.
O PEAC tem como objetivo capacitar dois mil agentes prevencionistas para execução de projetos sócio-ambientais focados na cultura de desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Nos programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação, os agentes atuam aos finais de semana nas escolas que participam do Escola Aberta e, durante a semana, nas oficinas das escolas de Tempo Integral.
A primeira fase do Programa de Educação Ambiental Compartilhado, desenvolvida entre 2005 e 2006 em parceria com a Aracruz Celulose, Grupo Gerdau e Borrachas Vipal, atingiu 1,6 mil pessoas, 165 escolas estaduais e 30 escolas municipais e particulares de 100 municípios gaúchos. Nessa etapa, foram capacitados 562 agentes, que desenvolveram cerca de 200 projetos sócio-ambientais. Em 2006, o PEAC recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria de educação ambiental.
A segunda fase do projeto, que começa neste ano, teve a adesão de 26 instituições, sendo seis da iniciativa privada. O convênio entre o governo estadual e estas entidades foi assinado em maio pela governadora Yeda Crusius.
Entre os co-executores e parceiros do PEAC que serão capacitados no encontro desta quinta-feira estão técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE), do Centro Estadual de Vigilância da Saúde (CEVS), da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro), entre outros.
(Governo do Estado, 13/08/2008)