Uma audiência pública requerida pela deputada Odete de Jesus (PRB), por meio da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (AL-SC), dia 14, das 14h às 17h, irá discutir o uso de agrotóxicos nos alimentos, assim como o excesso de resíduos e sua relação com as doenças no homem.
Dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, revelam que tomate, morango e alface foram os alimentos que apresentaram os maiores números de amostras irregulares referentes aos resíduos de agrotóxico durante o ano de 2007.
Os dois problemas detectados na análise das amostras foram teores de resíduos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas. No balanço geral, dos nove produtos avaliados (alface, batata, morango, tomate, maçã, banana, mamão, cenoura e laranja), o índice de amostras insatisfatórias ficou em 17,28%.
O consumo de alimentos que contenham agrotóxicos pode comprometer órgãos como o sistema nervoso central, o fígado e o pâncreas.
A audiência irá buscar soluções para tentar minimizar o uso de agrotóxicos nos alimentos.
Foram convidados ao encontro, entre outras autoridades, a secretária de estado da saúde, Carmem Zanoto, o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antônio Ceron e o presidente da Epagri, Murilo Flores.
Serviço
O quê: Audiência pública sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos
Quando: Dia 14, das 14h às 17h
Onde: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
(Por Suzana Couto Tancredo, AL-SC, 12/08/2008)