Como uma forma de reorganizar a cidade e unir comunidades que se identificam, Pelotas passa a ter outro desenho dos setores administrativos. O espaço antes denominado como Porto-Várzea foi desmembrado e cedeu lugar à nova região administrativa, o São Gonçalo. A área abrange além de localidades antes conhecidas por Porto, outros loteamentos com características similares, como o Umuharama. A divisão foi elaborada e aprovada juntamente ao 3º Plano Diretor. O município passa a ser composto por oito distritos rurais e uma sede com sete regiões administrativas: Barragem, Fragata, Três Vendas, Laranjal, Areal, São Gonçalo e Centro, cada uma com seus bairros.
Apesar de a mudança ter sido aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Fetter Júnior (PP), a comunidade ainda não tinha conhecimento do fato. Moradora do Cruzeiro há 30 anos, a comerciante Ceres Júlio, diz gostar muito de seu bairro, não sabia da alteração. “É uma novidade para mim. Eu sempre soube que o Cruzeiro fazia parte do Areal. Que chique! Meu bairro agora é São Gonçalo”, brincou.
Conheça a nova Macroregião
A Lei 5.490/08 que redefine os limites e o nome escolhido para a nova macrorregião é resultado dos levantamentos feitos durante os encontros, audiências e leituras comunitárias realizadas pela Secretaria de Urbanismo (SMU), Conselho Municipal do Plano Diretor (Complad) e demais entidades envolvidas no processo de construção das novas regras urbanísticas do município. O foco dos encontros foi esmiuçar a identificação cultural e histórica dessas comunidades com o objetivo de valorizar determinados aspectos naturais. O novo nome reaproxima a cidade da sua origem às margens do canal São Gonçalo.
Assim como as demais seis regiões, São Gonçalo é formado por suas meso e microrregiões identificadas pelos seus tradicionais núcleos e por códigos técnicos. O bairro São Gonçalo, passa então a abranger não apenas a extinta região do Porto-Várzea, mas novos braços ligados às áreas mais identificadas com esse setor do que com outras, como no caso do loteamento Umuharama que pertencia ao Areal. O perímetro do bairro tem a sudeste como delimitação a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, limitando-se com a avenida Ferreira Viana até o leito do arroio Pelotas, margeando o canal São Gonçalo. Entre os loteamentos componentes do setor São Gonçalo estão o Navegantes, o Cruzeiro, o Fátima, a Balsa, entre outros.
(Por Anna Fernandes, Diário Popular, 13/08/2008)