Até o final do mês o Governo Federal anunciará uma solução definitiva para a usina termelétrica da AES em Uruguaiana que paralisou as atividades em 15 de maio por falta de fornecimento de gás que deveria vir da Argentina. O anúncio foi feito pelo deputado Frederico Antunes (PP) na saída da audiência que manteve na tarde desta terça-feira (12/08) com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Teixeira.
O senador Sérgio Zambiasi (PTB), que intermediou o encontro, considerou a reunião proveitosa. O grupo tratou também da possibilidade de realização de um leilão específico para compra de energia eólica por parte do governo federal para viabilizar a implantação de três parques na Fronteira Oeste do Estado.
O ministro comprometeu-se a receber, até o final do mês, um grupo formado por Antunes e Zambiasi, além do prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, dirigentes da AES Uruguaiana e da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), além do líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) para anunciar uma decisão. "Não é possível que o impasse continue sob pena do Estado não crescer por falta de energia. É preciso que o Governo Federal anuncie uma posição definitiva", afirmou Frederico Antunes. Ele lembrou que a usina de Uruguaiana é responsável pela geração de 600 megawatts, o equivalente a 12% de toda a energia produzida no Rio Grande do Sul.
Leilão de energia eólica para viabilizar parques da Fronteira
A usina AES Uruguaiana iniciou as operações em 2000 e representam 12% da capacidade de geração de energia do Estado, envolveu investimentos de US$ 360 milhões e oferece 170 empregos diretos e indiretos. Segundo a AES Uruguaiana, desde 2004 o fornecimento de gás tem sofrido freqüentes interrupções devido à crise de energia na Argentina e que pelo menos até 2012 o fornecimento deverá ter problemas.
Durante a audiência, Frederico Antunes solicitou que José Múcio interceda junta ao Ministério das Minas e Energia, à Casa Civil e ao Itamaraty para acabar com o impasse com o país vizinho. "O encontro foi produtivo e o ministro mostrou-se simpático às nossas reivindicações", afirmou Antunes.
Ainda no encontro, os representantes Fortune Energia Brasil Ltda., Antônio Badra e Hernan Saavedra, solicitaram a intervenção de José Múcio para a realização de um leilão para compra de energia eólica ainda este ano. "Um leilão específico e com preços justos viabilizaria a implantação dos parques eólicos projetados pela empresa na Fronteira Oeste", afirmou Antônio Badra. Os parques deverão se localizar em Sant Ana do Livramento, Jaguarão e Piratini.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 12/08/2008)