Oito empresas entregaram na tarde de ontem (12/08), os envelopes com a documentação para se habilitar na licitação do novo serviço de coleta seletiva do lixo em Porto Alegre. Os documentos foram recebidos e rubricados pela equipe da Área de Compras e Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Após a conferência e análise dos documentos, as empresas que forem habilitadas serão conhecidas através de publicação dos nomes no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), que também informará sobre a nova data para abertura dos envelopes de preços.
Até a última sexta-feira (08/08), as empresas interessadas em participar da licitação passaram por visitas técnicas realizadas pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Entregaram os envelopes nesta terça, as empresas Qualix (coleta do lixo domiciliar), a Construrban (coleta de lixo público e limpeza de logradouros), a Delta (coleta especial, capina e varrição mecanizada) e a Cootravipa (limpeza urbana e lavagem de monumentos), que já trabalham com o DMLU. Também estão na concorrência pelo novo serviço de coleta seletiva as empresas Wambass, JC Lopes, RN Freitas e Mecanicapina.
A licitação para coleta seletiva é a sexta da série de licitações promovidas pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Em 2007, foram realizadas as licitações de coleta domiciliar, coleta de lixo público, coleta especial e instalação de lixeiras. A licitação para varrição mecanizada, para capina e a concorrência para contratação de empresa prestadora de serviço de lavagem de logradouros e limpeza de monumentos da capital foram realizadas este ano.
Ampliação - O novo serviço de coleta seletiva do lixo deverá entrar em operação no último trimestre deste ano e irá ampliar o recolhimento para duas vezes por semana em todas as ruas da cidade, o que deverá aumentar de 60 toneladas, hoje, para mais de cem toneladas de lixo seco coletadas diariamente.
(Prefeitura de Porto Alegre, 12/08/2008)