A implantação do Gasoduto Sudeste Nordeste (Gasene), pela Petrobras, e a ampliação da rede distribuidora, pela Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), vão expandir a oferta de gás natural e dará novo impulso de crescimento socioeconômico para o sul da Bahia nos próximos anos. A notícia foi publicada no Jornal A Tarde, de Salvador (BA).
O Gasene começou a ser construído em maio deste ano, e a malha de distribuição se inicia a partir de 2009, possibilitando a geração de emprego e renda para a região, segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. Nos próximos dois anos, a empresa vai investir R$$ 130 milhões na construção dos gasodutos que irão distribuir o gás natural a partir dos city-gates (pontos de entrega), em Itabuna, Mucuri, Ilhéus e Eunápolis. Em um segundo momento, em Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro. Este ano, serão investidos R$ 900 mil em estudos de viabilidade técnica e análise de mercado.
Também está previsto para 2010 a construção de estações de compressão para fornecer Gás Natural Comprimido (GNC) através de caminhões-feixes (modal conhecido como gasoduto virtual) para cidades situadas até 100 km de distância dos pontos de entrega. Davidson Magalhães diz que nessa região o gás natural poderá atender à demanda das indústrias têxtil e celulose.
(Jornal A Tarde Online -
Adaptado por Celulose Online, 11/08/2008)