Além de gerar emprego e renda, a montagem da P-53 no Porto Novo é importante para aprendizagens na área acadêmica. Na semana passada, um grupo de alunos e professores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) esteve visitando a plataforma. Foram cinco horas percorrendo os diversos compartimentos.
Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia Química, de Plásticos, e do Superior de Segurança do Trabalho, Marino Grecco, as tecnologias mais avançadas são aplicadas na construção da plataforma. O gigante logo estará flutuando na costa brasileira. “É uma obra de engenharia fantástica, uma grande sala de aula a céu aberto que nossos alunos e professores puderam aproveitar”, comenta.
Grecco diz que os alunos puderam conferir como a P-53 pode adotar determinados processos em engenharia química e rígidas normas de segurança. A estrutura para oferecer conforto aos funcionários também chamou a atenção de docentes e discentes da Ulbra. Para a universidade, a visita técnica deixou a certeza de que a teoria da sala de aula se comprova na prática.
(Diário Popular, 12/08/2008)