Explosões e incêndio em um depósito de gás propano provocaram a retirada de aproximadamente 13 mil moradores de uma área no nordeste de Toronto, Canadá, neste domingo (10/08). Algumas pessoas sofreram ferimentos leves.
Oficiais da corporação informaram que a causa da morte do funcionário não se deve ao incêndio, mas sim a algum problema de saúde ainda não confirmado.
Testemunhas descreveram o momento das explosões como "uma enorme bola de fogo que tomou conta do céu".
Testes de qualidade do ar realizados após as explosões revelaram que a fumaça gerada pelo incêndio não era tóxica.
A explosão na manhã de domingo também paralisou uma rodovia bastante movimentada do Canadá e parte do metrô, gerando grande congestionamento em várias regiões de Toronto.
O prefeito David Miller declarou que o incêndio estava sob controle, mas que existia chance de nova explosão devido à área se tratar de um depósito de gás. Miller pedirá às autoridades que apurem o fato de ter sido permito a construção de um depósito de propano perto de residências.
Alguns moradores disseram que sentiram o impacto da explosão como sendo um terremoto. "Foi uma tremenda explosão. Sentimos por toda parte, então conseguimos sair a tempo", disse o morador Robert Helmn à imprensa local.
Centenas de moradores, apavorados, correram para um centro comercial localizado nas proximidades do incidente. A segurança do local lhes ofereceu água e abrigo.
O comandante do corpo de bombeiros local, Bob O'Hallarn, diz ter visto pelo menos cinco casas seriamente atingidas pela explosão, além de vários pedaços de metais na rua que ele acredita serem dos tanques de propano.
(Folha online, com Associated Press, 10/08/2008)