O seminário sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) que se realizou em Paranatinga (MT) entrou, sexta-feira (08/08), na fase de plenárias. As quatro categorias que compõem os grupos de trabalhos, e que atuaram ontem separadas, fizeram a apresentação do diagnóstico e das sugestões ao projeto em conjunto com todos os segmentos convidados a participar dos seminários.
O ZSEE tem como objetivo implementar um novo modelo de gestão do Estado que possibilite promover a inclusão social, o desenvolvimento econômico sustentável e a superação das desigualdades sociais e regionais.
Paranatinga integra a região de planejamento 5, pólo que foi subdivido e abrange também os municípios de Primavera do Leste, Campo Verde, Santo Antônio do Leste e Gaúcha do Norte.
No seminário de ontem o grupo de trabalho 4, que tratou de áreas protegidas, foi o que apresentou o debate mais intenso. Índios e produtores rurais têm polemizado as discussões durante a realização dos seminários.
“Aqui o setor produtivo se organizou bem, assim como os representantes indígenas e as ONGs que atuam neste segmento”, informou a coordenadora da Comissão Especial do Zoneamento, Analzita Muller. Segundo ela, a maior discussão foi sobre a proposta de criação de duas unidades de conservação, a do rio Ronuro e a da serra do Culuene.
“Houve de fato uma discordância porque os produtores estão preocupados que o destino de suas terras se transforme em unidades de conservação a revelia”, explicou Analzita, que fez questão de ressaltar que o zoneamento recomenda estudos, porém, não define uma área de conservação que só pode ser criada por força de lei municipal, estadual ou federal.
À frente da coordenação dos trabalhos, Analzita entende que, a cada seminário sobre o zoneamento, será possível fazer um diagnóstico claro sobre o que cada região do estado espelha e deseja. “É um instrumento de planejamento e ordenamento social. Com os debates vamos aproximar ao máximo da demanda e dos interesses das diversas regiões de Mato Grosso”.
Neste sábado, com previsão de abertura para as 9h, será realizada a audiência pública a Assembléia legislativa, em Paranatinga.
(Por Jaime Neto, AL-MT, 08/08/2008)