O cronograma de perfuração de poços artesianos na região Central do Estado será reiniciado nesta semana. A informação foi confirmada pelo deputado Adolfo Brito (PP), após contato feito na manhã de sexta-feira (08/08) com o diretor do Departamento de Comandos Mecanizados (DCM) da Secretaria Estadual da Agricultura, Ony Lacerda. Os municípios beneficiados são Arroio do Tigre, Cerro Branco, Candelária, Sobradinho, Tunas, Segredo, Passa Sete e Paraíso do Sul.
De acordo com Brito, os trabalhos serão agilizados com o deslocamento de duas máquinas perfuratrizes, uma com capacidade de profundidade de até 240 metros e outra que atinge até 450 metros. Em cada município, serão perfurados dois poços artesianos em localidades pré-definidas pelas prefeituras municipais.
O diretor do DCM explica que os serviços não puderam ser finalizados no ano passado em função de problemas em maquinários e também pela estiagem. Em razão da seca, o governo do Estado acabou atendendo os municípios em estado de emergência. “Agora não saíremos do Centro Serra antes de terminar todo o cronograma acertado com as prefeituras”, garantiu Lacerda.
Durante os contatos com a diretoria do DCM, o deputado Brito pediu atenção às comunidades de Taboãozinho, em Arroio do Tigre; Rodeio do Herval, em Cerro Branco; e Picada Karnopp, na comunidade de Vila União, em Candelária. “Essas comunidades estão sofrendo com a falta de água para o consumo e o trato de animais. Precisamos resolver esta solução o mais rápido possível”, frisou o parlamentar.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 11/08/2008)