As autoridades do Vietnã elevaram neste domingo (10) para 86 o número de mortos por causa das enchentes e dos deslizamentos de terra registrados na região norte do país, com 35 pessoas ainda desaparecidas. As chuvas, que começaram a perder intensidade, foram provocadas pela tempestade tropical Kammuri, que cegou ao Vietnã na sexta-feira (8) e provocou danos nas províncias de Lao Cai, Yen Bai, Quang Ninh, Phu Tho, Hay Giang e Bac Kan.
Lao Cai, a cerca de 300 km a noroeste de Hanói, foi a província mais assolada, com 32 pessoas mortas e 31 desaparecidos, disse o diretor do departamento regional para inundações e tempestades, Thao A Tua. "As chuvas perderam intensidade e nos voltamos agora para a busca dos desaparecidos e para a ajuda daqueles cujos lares foram destruídos pelas águas", afirmou Tua, que acrescentou que "os militares e as forças policiais também foram mobilizados para as operações de resgate".
O departamento regional para inundações e tempestades de Yen Bai, província vizinha à Lao Cai, informou que o número de mortes locais chegou a 29, enquanto quatro pessoas seguem desaparecidas. Em outras províncias, o número de mortos se situou em 11, segundo dados oficiais. "As chuvas começaram a diminuir, mas a situação é ainda perigosa, já que os níveis da água nos rios locais atingiram seus máximos", disse Bui Minh Tang, diretor do Centro Meteorológico Nacional.
O primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, pediu, em mensagem encaminhada às autoridades provinciais, que mantenham a vigilância e realizem com prontidão operações de busca pelos desaparecidos. Dung ordenou ao Ministério da Defesa e ao Comitê Nacional de Busca e Resgate enviar equipes às áreas atingidas pelas enchentes
(Efe, Folha Online, 10/08/2008)