Santa Catarina é o primeiro Estado brasileiro a realizar um inventário nos moldes do futuro inventário nacional. A verba, no entanto, vem do governo do Estado. Já foram investidos aproximadamente R$ 2,2 milhões no projeto desde 2005. Para finalizar o levantamento, serão necessários mais R$ 3,8 milhões.
- Esse dinheiro já está praticamente todo aprovado. Mas, como estamos em ano eleitoral, pode haver atraso na liberação do recurso - explica o coordenador do inventário na Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Silvio Thadeu de Menezes.
Mesmo com esse contratempo, o Estado pretende encerrar todo o levantamento no próximo ano.
- Para isso, teremos que fazer as duas últimas fases juntas, entre setembro deste ano e maio de 2009. A equipe deverá ser dobrada e trabalharemos no Oeste e na faixa de Serra Geral e Litoral ao mesmo tempo - explica o professor da Furb Alexander Vibrans.
Também no próximo ano, o Ministério do Meio Ambiente planeja começar o inventário nacional reunindo informação de todos os ecossistemas brasileiros.
- Já foi feito um inventário nacional na década de 1980, mas aquele focava a busca por fontes alternativas de energia como uma solução para a crise do petróleo. O valor da floresta era outro e não foi possível levantar todos os dados - lembra o gerente de Informações Florestais do Serviço Florestal do Ministério do Meio Ambiente, Joberto Freitas.
Ministério testará a metodologia catarinense
Para seu início, o ministério deve testar a metodologia já usada em Santa Catarina em regiões com características diferentes, como caatinga e pantanal.
Os estados que já realizaram ou estão com seu inventário em andamento também terão seus dados agregados à pesquisa nacional.
- O problema é que Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que já terminaram os trabalhos, e São Paulo, que está fazendo agora, iniciaram a pesquisa antes das discussões do inventário nacional e usam, cada um, uma metodologia. Se não padronizarmos, no final, teremos uma colcha de retalhos - observa Freitas.
(Diário Catarinense, 10/08/2008)