Dois livros compõem a obra Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra destinada aos interessados em conhecer a paisagem e os moradores nativos da região mais elevada do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O lançamento acontece no dia 18 de agosto, segunda-feira, às 19h, na Livraria Cultura, em Porto Alegre. A coleção fechada de dois volumes recebeu o patrocínio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e, em tiragem especial, é oferecida ao público, por R$50,00 o conjunto.
A obra apresenta os ambientes naturais e as principais espécies de seres vivos da Região dos Campos de Cima da Serra, através de páginas impressas a cores, com textos de fácil compreensão, fotos e desenhos. Aborda também as grandes ameaças de destruição à riqueza ali encontrada, objetivando conscientizar sobre a importância desse ambiente e das espécies que nele interagem. Esse trabalho é resultado de pesquisa realizada por 32 co-autores, ligados à UFRGS e ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
Com cerca de 350 fotos coloridas, o primeiro volume apresenta os principais representantes da flora, invertebrados aquáticos, insetos, borboletas, peixes, sapos, répteis, aves e mamíferos. O leitor encontra informações curiosas sobre como se formaram os cânions e os ambientes da região logo nos capítulos iniciais, que contextualizam a biodiversidade regional.
O segundo volume traz ilustrações e exercícios didáticos sobre a diversidade da flora e da fauna dos Campos de Cima da Serra para serem desenvolvidos em sala de aula, abrangendo desde o ensino fundamental até o ensino médio, com jogos como colorir e unir-pontos, pensar e agir, caça-palavras, cruzadinhas dentre outros. Estimulando o desenvolvimento da educação ambiental, outras sugestões para os professores foram incorporadas às atividades.
"A riqueza cênica e biológica da região pode ser contabilizada pelo número considerável de espécies endêmicas, que só existem naquele local. Infelizmente muitas já estão ameaçadas de extinção devido à destruição dos seus hábitats pelas barragens, plantações de árvores exóticas e queimadas nos campos", alerta Georgina Bond-Buckup, organizadora dos livros que reuniu uma equipe de especialistas em biologia, ecologia e geografia.
Essas publicações integram os produtos de um projeto patrocinado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), tendo como participantes UFRGS, PUCRS e a Ong Igré, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.
Resumo:
Obra: Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra, em dois volumes
Preço: R$ 50,00
Organizadora: Georgina Bond-Buckup, doutora em Zoologia (fone fixo:51.3328.4698 e celular: 51.9337.2277)
Lançamento: dia 18 de agosto
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country, Av. Tulio de Rose, fone 51. 30284033 - Porto Alegre/RS)
Editora: Libretos (fone 51. 3233.3804, libretos@terra.com.br)
Formato: 21,0 x 29,7cm
Impresso em papel reciclado
Número de páginas: Primeiro volume,196 páginas. Segundo volume, 96 páginas.
(Por Cláudia Dreier, jornalista, texto recebido por E-mail, 08/08/2008)