A sul-coreana Hyundai Steel, segunda maior siderúrgica do país asiático, anunciou ontem, em comunicado, que assinou um acordo para adquirir pelo menos 1 milhão de toneladas métricas de coque de carvão por ano da mineradora australiana Rio Tinto.
O compromisso terá duração de dez anos, entre abril de 2009 e março de 2019. No início de junho, a Associação Sul-Coreana de Ferro e Aço declarou que a capacidade de produção de aço do país asiático deve crescer 23% até 2010. A demanda pelo produto aumenta aceleradamente no país devido, principalmente, à expansão da indústria naval. Segundo a entidade, o resultado, que será impulsionado por novos investimentos de companhias locais, deverá representar uma produção de 70,5 milhões de toneladas métricas até 2010, ante 57,2 milhões de toneladas métricas registradas em 2007. Em julho, a mineradora australiana Rio Tinto divulgou que planeja dobrar a produção de carvão até 2015 para acompanhar o crescimento da demanda. Além disso, a companhia projeta resultados positivos para seus negócios nos setores de energia e mineração.
De acordo com a companhia, a produção de coque de carvão aumentará para 15,2 milhões de toneladas métricas, e a produção de carvão termal crescerá para 49,2 milhões de toneladas até 2015.
(
Gazeta Mercantil, 08/08/2008)