Em continuidade à reunião do dia 23/07, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se reuniu nesta quinta-feira, 07/08, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, com os dirigentes da autarquia. Quatro dos cinco diretores e todos os superintendentes da ANA estiveram presentes nesta reunião de apresentação institucional da Agência ao ministro. A autarquia é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O diretor-presidente da ANA, José Machado, apresentou para Minc o contexto atual no qual a Agência se insere. Segundo o dirigente, a instituição vive um momento excepcional, já que a produção técnica está a todo vapor, um novo concurso foi aprovado para a instituição e os servidores receberam uma boa proposta de valorização da carreira por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).
José Machado tratou de temas, como: a atuação da ANA para garantir os usos múltiplos da água, a necessidade de um marco regulatório para o setor de irrigação e a importância da Rede Hidrometeorológica Nacional no subsídio de informações para diversas atividades, entre elas a construção de empreendimentos. Sempre anotando os assuntos expostos, o ministro enfatizou seu desejo de manter proximidade entre o MMA e a ANA.
O diretor Oscar Cordeiro Netto abordou a questão das outorgas para o setor de saneamento e as condicionantes ambientais para a concessão deste instrumento de gestão dos recursos hídricos.
Bruno Pagnoccheschi, outro diretor presente à reunião, apresentou ao ministro os desafios e objetivos do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional), que é composto de obras de infra-estrutura hídrica e ações de fomento da gestão dos recursos hídricos brasileiros.
(Por Raylton Alves,
Ascom ANA, 07/08/2008)