Ontem à tarde, um guindaste com capacidade de atingir 18 metros de altura foi usado para o corte de uma árvore que ameaçava cair
O aparato chamou a atenção de quem passava na avenida Marcílio Dias. Uma Norfolk, da família das araucárias, plantada pela professora Odessa Macedo, no ano de 1963 estava sendo retirada. E, por ironia do destino, na casa da irmã, Elvira de Macedo Nascimento, uma das cidadãs bajeenses que tem travado incansáveis lutas em defesa do meio ambiente. Muitas reuniões e serenatas aconteceram embaixo da árvore, conta Elvira. Ela esclareceu ter comunicado à prefeitura e cogitado a possibilidade do transplante da árvore para a Praça de Esportes, mas foi informada que as possibilidades de sucesso eram mínimas.
Manter a arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Para usufruir dessas vantagens, é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas. Para efetivar essa manutenção, a consulta a técnicos, como engenheiros agrônomos, é essencial.
(Jornal Minuano, 08/08/2008)