Trabalho foi coordenado pela Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica, com apoio da Fetag e prefeitura
A Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Apsat), em parceria com a Fetag e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveu ontem um mutirão para limpar arroios e beira das estradas nas localidades de Sampainho, Sampaio e Nova Santa Cruz. O trabalho em defesa do meio ambiente começou pela manhã, com a participação das escolas municipais Frei Henrique de Coimbra, de Nova Santa Cruz; Wilibaldo Both, de Alto Arroio Alegre; Gustavo Seidl, de Sampainho; e Armindo Bruch, de Sampaio.
À tarde, com a ajuda de carretas agrícolas, as equipes se dividiram para tirar entulhos das águas e margens das vias. O presidente da Apsat, Aloísio Heisler, orientou as atividades com o apoio do assessor da Fetag, Nilo Schneider, e do secretário de Meio Ambiente, Marcelo Heisler. Vários associados da entidade também arregaçaram as mangas em defesa da natureza. Durante duas horas de trabalho foram localizados, principalmente, sacos plásticos de todos os tamanhos.
Além disso, pedaços de tela, botas velhas, vasilhames de produtos de limpeza e agrotóxicos, e até pedaços de uma máquina de lavar roupa, entre outros entulhos, foram retirados dos locais visitados. Dois caminhões-caçamba transportaram o material para uma área ao lado da prefeitura. O destino correto deve ser providenciado hoje.
Conscientização
Heisler se surpreendeu com o montante de lixo recolhido em vista do tempo destinado ao trabalho. "A quantidade que catamos é muito grande, e ainda tem muito mais nas margens por onde não conseguimos passar. É trabalho para outra campanha mais ampla, quem sabe envolvendo os municípios vizinhos de Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Mato Leitão e até Sério", adianta.
(O Informativo do Vale, 08/08/2008)