A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado decidiu nesta quinta-feira (07/08) enviar aos dois principais candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, uma carta de "preocupação" com a decisão do presidente George W. Bush de reativar a Quarta Frota da Marinha norte-americana, cuja área de atuação é o Atlântico Sul. Integrantes da comissão pretendem ainda conversar pessoalmente com os candidatos sobre o tema, antes das eleições marcadas para 4 de novembro.
A proposta de envio da carta aos dois candidatos foi apresentada pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS), que já conversaram sobre o mesmo assunto com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel. O texto definitivo do documento será aprovado depois de audiência pública a respeito da reativação da frota com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, na próxima quarta-feira (13/08).
- Será muito importante a audiência com o ministro Jobim, que está disposto a fazer uma ampla exposição não só sobre a Quarta Frota, como também a respeito da questão do mar territorial brasileiro - disse Simon.
A carta deverá mencionar a recente aprovação, pelo Parlamento do Mercosul, de uma declaração igualmente contrária à reativação da 4ª Frota. E, por iniciativa do senador José Nery (PSOL-PA), o documento mencionará ainda decisão semelhante adotada pelo Parlamento Amazônico.
O presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), recordou que já foi feito, pela embaixada dos Estados Unidos, um convite a senadores da comissão para acompanhar o pleito norte-americano. Durante essa viagem, adiantou, os senadores que forem a Washington poderiam manifestar pessoalmente aos dois candidatos a preocupação com a reativação da 4ª Frota.
Farc
A comissão aprovou requerimento do senador Jefferson Praia (PDT-AM) de realização de uma audiência pública sobre o impacto da atuação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sobre a geopolítica da Amazônia. Ele sugeriu que sejam convidados para a audiência o embaixador da Colômbia no Brasil, Tony Jozame Amar; o jornalista William Waack, da Rede Globo; e o analista político Ricardo Vélez Rodrigues, diretor do Instituto de Pesquisas Estratégicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
- A minha preocupação, ao sugerir essa audiência, é com a nossa Amazônia - explicou Jefferson Praia, ao apresentar seu requerimento.
Simon disse que voltaria a conversar com o embaixador brasileiro em Paris, José Maurício Bustani, sobre a data da visita ao Senado brasileiro da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt, que aceitou o convite para participar de uma sessão especial durante a qual falaria sobre o período que passou sob o domínio das Farc. Ingrid disse a Bustani que passaria alguns dias longe de Paris e que, em seguida, marcaria a data da viagem.
(Por Marcos Magalhães, Agência Senado, 07/08/2008)