O município de Encruzilhada do Sul levará sugestões, propostas e alternativas ao 10º Congresso Florestal Estadual e 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira, que acontecerão em Nova Prata, na serra gaúcha, de 19 a 22 de agosto. As proposições geradas na região, durante o seminário organizado pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento de Encruzilhada, Emater/RS e Agência de Desenvolvimento do Estado no dia 26 de junho, serão apresentadas durante os eventos, buscando conciliar necessidades públicas e privadas para o desenvolvimento de estratégias voltadas ao setor florestal e à cadeia produtiva da madeira.
O Congresso Florestal completa 40 anos de história e amplia o foco ao realizar, ao mesmo tempo, o Seminário da Cadeia Madeira, proporcionando o debate das questões relativas ao setor no âmbito do Mercosul. A temática está centrada em Florestas, Silvicultura e Mudanças Climáticas e as discussões acontecerão baseadas em três eixos principais: marco legal (legislação ambiental aplicável ao setor), políticas públicas (sistema estadual de meio ambiente) e ciência e tecnologia (pesquisa e desenvolvimento).
Estão confirmadas delegações do Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, além do Brasil, para debates sobre os impactos dos sistemas agroflorestais e silvipastoris, e outros temas da área.
(Gazeta do Sul, 08/08/2008)