O deputado Frederico Antunes (PP) voltou a defender a manutenção da usina termelétrica de Uruguaiana que produz 600 megawatts e está parada desde maio por falta de gás que deveria ser fornecido pela Argentina. Antunes considera fundamental garantir o funcionamento da usina para evitar um apagão energético no Estado.
Da tribuna da Assembléia Legislativa, Antunes criticou a ministra Dilma Rouseff. "Há três semanas tentamos sem sucesso uma audiência com a ministra para garantir a permanência da usina no Rio Grande. Uma comitiva de deputados e representantes da AES tentariam uma solução, mas a resposta é sempre a mesma: a agenda lotada", criticou.
Frederico Antunes lembrou que a ministra Dilma Roussef foi a responsável pela implantação da usina de Uruguaiana quando ela ocupava a Secretaria de Minas e Energia do Estado. Diante das dificuldades para marcar o encontro, o deputado solicitou que o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, peça a interferência da governadora Yeda Crusius.
"Se não houver uma ampla mobilização a usina termelétrica de Uruguaiana será definitivamente desativada, desmontada e instalada em outro lugar, inclusive fora do país. Isso será terrível e pode comprometer o crescimento do Rio Grande do Sul por falta de energia", advertiu Frederico Antunes.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 07/08/2008)