A China é a principal responsável pelo aumento recente nas emissões de gás carbônicos, que provoca as mudanças climáticas. É o que revela um levantamento feito pelo Instituto Worldwatch, dos Estados Unidos. Entre 2000 e 2007, as emissões derivadas da queima de combustíveis fósseis no mundo cresceram 22%, para cerca de 8,2 bilhões de toneladas, segundo o novo relatório Vital Signs, do Worldwatch. A China respondeu por 57% do crescimento nos poluentes nesse período. Em comparação, a Índia contribuiu com 8%, os EUA com 4% e a Europa com 3%.
Apesar do crescimento da participação Chinesa na sujeira atmosférica, os EUA, segundo o Worldwatch, ainda são os maiores emissores de gás carbônico. Em termos de emissão per capita, cada americano poluem quatro vezes mais do que um chinês. No entanto, o desenvolvimento industrial acelerado da China, baseado em termelétricas a carvão mineral um dos combustíveis mais sujos que existe puxou a poluição. O carvão alimenta 70% da energia comercial na China, 56% na Índia e 40% nos EUA.
O incrível é o UNEP, o programa de meio ambiente da ONU, ter eleito a China como exemplo.
PS. Os brasileiros podem se orgulhar porque a eletricidade de nossa indústria e nossas cidades vêm principalmente de fontes limpas, especialmente as hidrelétricas. Mas também temos nossa economia movida a carvão. A maior parte do nosso aço é produzido em guzeiras que queimam carvão vegetal. Além de poluir a atmosfera, ele é derivado da destruição (na maioria das vezes ilegal) de florestas e cerrado.
(Por Alexandre Mansur, Blog do Planeta, 08/08/2008)