Desde 1995, o dia 9 de agosto foi designado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional do Povos Indígenas do Mundo. Nesse mesmo ano, foi lançado o Decênio Internacional dos Povos Indígenas, que tinha como meta fortalecer a resposta aos problemas enfrentados pelos indígenas em todo o mundo, principalmente no que diz respeito às questões dos direitos humanos, da educação, da saúde e do meio ambiente.
Em comemoração a data, a Coordenação e Convergência Nacional Maia Waqib' Kej, da Guatemala, convoca uma Mobilização Nacional, que será realizada hoje (08/08): "Convidamos todas e todos para que neste 8 de agosto manifestemos nosso rechaço ao alto custo de vida provocado pelo Estado e pelos ricos, pelas transnacionais e pelas fábricas de cimento, que se beneficiam disso e que invadem nossas comunidades, utilizando seus aparatos repressivos como o exército e a polícia".
"Associado a essa situação de maior empobrecimento, este governo que se faz chamar de social-democrata continua com seu plano repressivo contra a sociedade civil, principalmente líderes comunitários que são perseguidos, seqüestrados, reprimidos e encarcerados. As demandas sociais são tachadas de terrorismo; para o governo o ‘bom’ indígena é o que não questiona as injustiças ou garante a entrega de nossa Mãe Terra para a exploração em benefício dos ricos nacionais e estrangeiros", denunciam.
Em declaração, os povos indígenas da Guatemala reafirmam a luta em defesa de seu território, onde desenvolvem sua identidade e cultura. "Exigimos que o Estado e o governo respeitem e acatem as decisões comunitárias pela defesa da Mãe Terra, garantidos e reconhecidos no Convênio 169, na Constituição Política da República da Guatemala e na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas", acrescentam.
Na Colômbia, o Sistema das Nações Unidas e a Organização Nacional Indígena Colômbia (Onic) vão realizar, na segunda-feira (11), uma coletiva de imprensa onde será analisada a atual situação dos povos indígenas no país. A coletiva será às 9h30, no Centro de Informação das Nações Unidas, rua 100 n° 8 a - 55, Torre C, Escritório 1015, WTC.
Estarão presentes o coordenador residente do Sistema da ONU e representante residente do PNUD na Colômbia, Bruno Moro; o representante do Alto Comissionado da ONU para Refugiados (ACNUR), Jean-Noel Wetterwald; o conselheiro-chefe da Onic, Luis Evelis Andrade Casama; representantes dos povos indígenas Guayaberos, entre outras autoridades relacionadas à questão indígena.
(Adital, 08/08/2008)