A secretária da Educação, Mariza Abreu, participou na manhã desta quinta-feira (07/08) da abertura do encontro de formação continuada do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), em Porto Alegre.
A iniciativa, uma parceria entre as secretarias da Educação e Meio Ambiente e empresas públicas e privadas, tem como objetivo capacitar 2 mil agentes prevencionistas para execução de projetos sócio-ambientais focados na cultura de desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Mariza Abreu ressaltou a importância da integração das ações realizadas entre as duas secretarias estaduais e os municípios para a mudança de comportamento da sociedade em frente ao Meio Ambiente, por meio da Educação.
"Precisamos tratar deste assunto, o desenvolvimento sustentável, como tema transversal nos currículos escolares. O assunto precisa ser trabalho em todas as disciplinas. Os professores devem ter o comprometimento de tentar mudar a atitude dos alunos e conscientizá-los sobre a preservação ambiental", afirmou.
Nos programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação, os agentes prevencionistas atuam aos finais de semana nas escolas que participam do Programa Escola Aberta para a Cidadania e, durante a semana, nas oficinas das escolas do Projeto de Tempo Integral.
Programa
A primeira fase do Programa de Educação Ambiental Compartilhado, desenvolvida entre 2005 e 2006 em parceria com a Aracruz Celulose, Grupo Gerdau e Borrachas Vipal, atingiu 1,6 mil pessoas, 165 escolas estaduais e 30 escolas municipais e particulares de 100 municípios gaúchos.
Nessa etapa, foram capacitados 562 agentes, que desenvolveram cerca de 200 projetos sócio-ambientais. Em 2006, o PEAC recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria de Educação Ambiental. A segunda fase do projeto, que inicia este ano, teve a adesão de 26 instituições, sendo seis da iniciativa privada.
Participam deste curso de capacitação, secretários municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Saúde responsáveis pela implementação do programa nas escolas de seus municípios.
(Governo do Estado, 07/08/2008)