Testes com uso de opacímetro procuram conscientizar motoristas de veículos dieselÔnibus e caminhões que passaram ontem (6/8) pela Marginal Tietê, no pátio da Base do 34º Batalhão da Polícia Militar, que fica embaixo da ponte de acesso à Via Dutra, na zona leste da capital, tiveram à disposição no local uma unidade da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), equipada com opacímetro, para avaliar gratuitamente o nível de emissão de fumaça preta, resultante da queima incompleta do óleo diesel.
O teste faz parte de um programa piloto desenvolvido pela agência ambiental paulista, para conscientizar motoristas sobre a necessidade da regulagem adequada do motor e como subsídio técnico para futuras práticas de fiscalização com o uso do opacímetro em todo o estado. A inspeção educativa de hoje fez parte também da Operação Inverno 2008 - uma das ações do “Respira São Paulo”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O opacímetro utilizado, cedido pela empresa Robert Bosch, mediu o índice de opacidade da fumaça por meio de uma sonda inserida no escapamento do veículo. O resultado do teste saía na hora, indicando se o motor estava ou não regulado e dentro dos padrões de referência ambientais estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.
A avaliação, que continuará a ser feita até o final de agosto, em outros pontos da capital, não implica em qualquer tipo de penalidade aos veículos reprovados no teste. A implantação definitiva da fiscalização com o uso do opacímetro, em estudo na SMA, quando aprovada irá complementar a fiscalização já existente, realizada com um instrumento chamado Escala de Ringelmann, uma escala colorimétrica, do cinza claro ao preto, utilizada para comparar a cor da fumaça emitida pelo cano de escapamento dos veículos a diesel.
Programa ConscientizArNesta quinta-feira (07/08), técnicos da CETESB estarão na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos -EMTU, em São Bernardo do Campo, realizando um treinamento de fiscalização com opacímetro, visando à implantação do Programa ConscientizAr na EMTU.
Várias equipes de fiscais da EMTU estão acompanhando diariamente, há um mês, as atividades práticas de uma unidade móvel da CETESB, em garagens de ônibus, em Ribeirão Pires e Mauá, para assimilarem os detalhes dos procedimentos de avaliação de opacidade em veículos diesel.
O Programa CoscientizAr da EMTU tem como objetivo iniciar o controle sistemático da emissão de fumaça pelos milhares de ônibus sob concessão da EMTU em circulação na Região Metropolitana de São Paulo.
(Por Renato Alonso,
Ascom Cetesb, 06/08/2008)