A Agência Nacional de Águas (ANA) promove a Oficina de Planejamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) hoje (7), em Goiânia. Um dos objetivos do encontro é promover o debate entre os membros titulares e suplentes do CBH Paranaíba para o levantamento de conflitos pelo uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica.
A Oficina será coordenada por representantes da ANA, que dividirão os participantes em grupos temáticos. Cada grupo terá a missão de traçar quais serão as ações prioritárias do Comitê, bem como abrir o debate em torno de propostas de responsabilidades e parcerias necessárias para alcance dos objetivos.
O encontro será palco, também, de definições de estratégias para a inclusão da bacia hidrográfica no Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas em Situação de Vulnerabilidade e Degradação Ambiental.
Saiba maisA bacia do rio Paranaíba delimita um território de mais de 220.000km², dividido da seguinte forma: Goiás (65%), Minas Gerais (30%), Distrito Federal (3%) e Mato Grosso do Sul (2%).
Na bacia, marcada por intensa e variada atividade econômica, vivem mais de 8 milhões de pessoas. Geração de energia elétrica, monocultura de grãos, criação de gado, mineração, indústria e turismo são exemplos de atividades realizadas na região do rio Paranaíba.
(Por Carol Braz,
Ascom ANA, 06/08/2008)