A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) trabalha em uma licitação que prevê a contratação de caminhões-pipa para cuidar da irrigação das árvores em áreas públicas (ruas, praças e parques) da Capital. Anualmente, cerca de 10 mil mudas de árvores são plantadas na cidade e a proposta de manutenção da secretaria quer reduzir a perda do plantio.
O coordenador do Plano Diretor de Arborização da Smam, Luis Antônio Piccoli, lembra da necessidade de cuidado constante com as árvores da cidade e da participação de toda a população. "É importante termos um respeito maior pela arborização. A secretaria dá início às ações e as acompanha de perto. Já temos uma licitação na assessoria de planejamento da Smam, agora queremos chamar a comunidade para ajudar na conservação desse bem público", ressalta Piccoli.
As quatro zonais (mini-secretarias) da Smam se preocupam com a arborização em áreas específicas da Capital, como em praças do Centro e das zonas Norte, Sul e Leste. O trabalho realizado pelas equipes das zonais é de plantio, manutenção, controle de pragas e cuidados com a terra. Além disso, atuam na desobstrução de placas e semáforos. O setor de viveiros faz o plantio em avenidas. Somente na terceira perimetral, cerca de 800 mudas foram repostas esse ano. As avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves também tiveram suas árvores repostas.
Programa: O Adote uma árvore é um projeto existente desde 21 de setembro de 2006, data que se comemora o dia da árvore, e foi dirigido, desde então, à atuação da comunidade. A idéia é fazer que as pessoas interessadas tomem para si a responsabilidade de conservar uma árvore que vai ser ou que já está plantada. Por ano, aproximadamente, duas mil solicitações são registradas.
"Temos um grande número de solicitações e a preservação exercida pelos voluntários é de grande importância. Nós entregamos um certificado e um regador para todos que adotam um desses patrimônios e essa iniciativa têm dado bons resultados", explica o coordenador do plano de arborização. Saiba como adotar uma árvore através do fone 156.
(Prefeitura de Porto Alegre, 06/08/2008)