O Grupo Votorantim, integrante do bloco de controle da Aracruz Celulose S.A., anunciou que os acionistas da Arapar S.A., também integrante do grupo controlador da empresa, aceitaram proposta de aquisição, pela Votorantim, de suas ações ordinárias correspondentes a 28% do capital votante.
O valor total da proposta é de R$ 2,71 bilhões (correspondentes a 127.506.457 ações ordinárias). Caso a aquisição se concretize, a intenção da Votorantim é promover uma reorganização societária de sua controlada VCP e da Aracruz, visando capturar sinergias, formando uma líder mundial no setor de celulose e reafirmando a posição do Brasil num mercado altamente competitivo e globalizado.
Essa operação está condicionada à decisão da Arainvest Participações S.A., também integrante do bloco de controle da Aracruz, que terá um prazo de 90 dias para exercer seu direito de preferência de compra das ações da Arapar ou de venda conjunta de suas ações à Votorantim (“tag along”), conforme previsto no acordo patrimonial firmado em 2003 entre Arapar e Arainvest.
Caso a Arainvest renuncie ao seu direito de preferência e de venda conjunta, a Votorantim buscará negociar um acordo com a Arainvest, visando o compartilhamento do controle acionário da Aracruz e da VCP.
Se confirmada a operação, será aplicado o critério de fluxo de caixa descontado (“DCF”) para definir a relação de troca entre as ações das duas companhias, baseado na avaliação do Banco ABN Amro Real.
Como as transferências de ações previstas neste acordo serão apenas entre integrantes do atual bloco de controle, o negócio não requer apresentação, aos demais titulares de ações ordinárias da Aracruz, de oferta pública de aquisição de suas ações, uma vez que não haverá alienação de controle da empresa.
As empresas submeterão essa operação aos órgãos reguladores, inclusive à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e ao Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. Da mesma forma, manterão os acionistas e o mercado informados sobre a evolução das negociações com a Arainvest.
(
Celulose Online, 06/08/2008)