A VCP (Votorantim Celulose e Papel), que está construindo uma fábrica de celulose em Três Lagoas para entrar em operação em abril de 2009, pretende associar-se à Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – para participar do desenvolvimento industrial do Estado. A intenção da empresa foi manifestada pelo diretor-presidente da VCP, José Luciano Penido, durante visita ao presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen.
Segundo José Penido, a VCP tem todo o interesse em fazer parte da Fiems para contribuir na discussão dos temas que são relevantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “A VCP sem dúvidas está se beneficiando da estrutura da Fiems ao gerar mão-de-obra para ser qualificada pelo Senai de Três Lagoas e, portanto, nada mais justo que a empresa também integre o quadro de filiados à Federação”, disse.
O presidente da Fiems destacou o interesse do representante da VCP e disse que o pleito é bem-vindo para o setor industrial do Estado. “É louvável o fato de José Penido manifestar a intenção de participar da Fiems, representando o setor de celulose e papel. Acredito que isso seja viável, com ele participando das reuniões dos conselheiros por meio dos conselhos temáticos”, explicou.
InvestimentosNa reunião realizada na Casa da Indústria, o diretor-presidente da VCP também informou sobre as últimas medidas necessárias para implantação do contorno ferroviário e do ramal privado para atender a fábrica de celulose que está sendo construída em Três Lagoas. O ramal de 22 quilômetros - projeto privado da VCP - deve começar a ser construído em setembro, formando um corredor de escoamento da produção até o porto de Santos (SP).
Os 22 quilômetros de trilhos começam no complexo industrial e seguem margeando a MS-395 (Três Lagoas-Brasilândia) até se interligarem ao contorno ferroviário que será implantado ao redor da cidade de Três Lagoas. “É muito importante a visita de um líder do setor de celulose, ainda mais quando traz notícias de novos investimentos para Mato Grosso do Sul”, avalia o presidente da Fiems.
Sérgio Longen destacou que essa somatória esforços contribui para o fortalecimento do pólo industrial de Três Lagoas. Também participaram da reunião a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, o diretor-corporativo da Fiems e diretor-regional do Senai/MS, Jaime Verruck, e os diretores da VCP Francisco Fernando Valério, Carlos Roberto Paiva Monteiro, Roberto Bento Vidal e Valdir Roque.
(Redação Capital News. Adaptado por
Celulose Online, 06/08/2008)