Desde o mês passado, a Cenibra vem realizando encontros com as comunidades vizinhas às propriedades da Empresa. Trata-se do Projeto Vizinho Legal, que busca promover uma maior integração com as comunidades e com os participantes do Programa Fomento Florestal.
Nesta sexta-feira, 8/8, a partir das 9 horas, o encontro acontecerá na RPPN Fazenda Macedônia, com os moradores das cidades de Ipaba, Pingo D'água e região. Cerca de 250 pessoas estarão presentes.
Situada às margens do Rio Doce, nos municípios de Ipaba e Bugre, a RPPN Fazenda Macedônia tem um área de 3 mil hectares, dos quais cerca de 50% estão cobertos com vegetação nativa. Parte desta reserva, que é um dos remanescentes de Mata Atlântica de Minas Gerais, é declarada como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Na Fazenda, é desenvolvido, desde 1990, um projeto de reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção; o Projeto Mutum. Uma parceria da Cenibra com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre – CRAX. Em 17 anos, a parceria possibilitou a soltura de espécies como o
macuco, a capoeira, o jaó, o inhambuaçu, o jacuaçu, a jacutinga, além do Mutum, ave-símbolo do Projeto.
A Fazenda Macedônia é um referencial da Cenibra e das comunidades do Vale do Rio Doce com relação à proteção ao meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais.
Durante os encontros, o público assiste a palestras técnicas e participa de debates, com esclarecimentos de dúvidas. O público também assiste a uma apresentação humorística do Show Riso, que reforça a importância da preservação ambiental.
O representante de cada regional florestal aborda a importância social, ambiental e econômica do eucalipto, a questão dos incêndios florestais, comunicando a respeito da legislação, danos ao solo, cuidados e comunicação à Cenibra quando houver a necessidade da utilização do fogo.
O Projeto Vizinho Legal contempla o cadastramento e criação de um sistema de mala direta para o envio de mensagens e informações técnicas, bem como a realização de eventos entre a Empresa e seus vizinhos.
A empresa já realizou encontros nas cidades de Sabinópolis, Virginópolis, Nova Era e Belo Orienta. Ao todo, participaram dos encontros mais de 1.000 pessoas.
(
Celulose Online, 06/08/2008)