A International Paper (IP) acaba de concluir o plano para tornar o Brasil sua plataforma de abastecimento na América Latina. Com o término da integração da unidade de Luiz Antonio, adquirida após a troca de ativos com a Votorantim Celulose e Papel (VCP) e aproximação da entrada em funcionamento da nova unidade de Três Lagoas (MS), a empresa resolveu reunir o comando das três unidades em uma única diretoria industrial a fim de garantir maior eficiência, competitividade e sinergia.
A frente desta nova divisão estará Rildo Martini, um executivo com mais de 30 anos de experiência em manufatura de papel e celulose, todos eles dentro da própria IP, tendo ocupado cargos executivos tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Durante sua carreira, Martini esteve na fábrica de Bucksport, Maine, onde foi gerente da linha de produção de papel, e na unidade de Androscoggin, no mesmo estado, onde foi gerente geral. Formado em Administração de Empresas, pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), o executivo é especializado em Engenharia de Produção, pela Universidade São Francisco (USF), e em Processos Avançados em Produção de Celulose, pela Universidade de Cincinatti, EUA. Todo esse conhecimento e a experiência dentro da IP lhe deram a bagagem essencial para unir o comando das três unidades, que juntas superaram a casa de 1 milhão de toneladas de papel de imprimir. "Meu maior desafio será manter a liderança da IP neste mercado, com a forte capacidade e competitividade que teremos a partir do momento que tudo estiver funcionando", explica Martini.
Sob seu comando, o executivo terá a ajuda de Marcio Bertoldo que assume o cargo de gerente geral em Luiz Antônio. Além da atuação no Brasil, Marcio também teve a oportunidade de trabalhar na planta de Cariboo, no Canadá, como gerente de produção, e no Centro de Tecnologia da IP, em Cincinnati, nos Estados Unidos. Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo, em 1981, é Pós Graduado em Produção de Celulose pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa atualmente MBA em Gestão Industrial na Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.
Já em Mogi Guaçu (SP), o novo gerente geral da fábrica será Dorival Martins de Almeida, que ocupava o cargo gerente de produção de papel e acabamento, em Luiz Antônio. Almeida iniciou sua carreira no segmento há 16 anos, após formar-se em Engenharia de Produção Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Tecnologia de Celulose e Papel. Juntos ele formarão um time que irá comandar cerca de dois mil funcionários reunidos nas três fábricas e um orçamento de centenas de milhões. A integração trará até mesmo o alinhamento das unidades de Mogi e de Três Lagoas ao mesmo padrão de qualidade adotado na planta de Luiz Antonio, segundo Martini. "Lá, eles possuem um sistema de gestão que incluem dados de qualidade total que serão aplicados a todas as unidades", explica Martini.
(Gazeta Mercantil,
FGV, 06/08/2008)