O diesel brasileiro poderá ter 10 partes por milhão (S 10) em 2011. Essa possibilidade foi sugerida pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, aos representantes da Anfavea, da Petrobras, da Fecombustíveis e do Sindicom, durante reunião nesta terça-feira (4) no MMA. Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano, e representantes da sociedade civil, do Ministério Público, da ANP e dos ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Durante a reunião foram discutidas também medidas de compensação ambiental para o cumprimento da resolução Conama 315/02, que determina a redução de emissões dos veículos movidos a diesel a partir de janeiro de 2009. Enquadram-se nessa norma cerca de 200 mil veículos novos que sairão da fábrica no próximo ano. "Um caminhão desregulado emite 30% de poluentes do que um novo", disse o ministro.
Além da regulagem de caminhões, o ministro sugeriu que as frotas de ônibus das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba utilizem o diesel S-50 (com 50 partes por milhão de enxofre).
(
MMA, 06/08/2008)