O mais alto representante da equipe médica do COI (Comitê Olímpico Internacional), Arne Lungqvist, disse que são exageradas as insinuações de que o ar poluído de Pequim pode trazer riscos à saúde de atletas competindo na Olimpíada. O médico fez suas declarações durante o Congresso do COI, inaugurado na segunda-feira à noite na cidade chinesa.
A poluição em Pequim tem sido uma das grandes preocupações na contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos, que terão sua abertura oficial na sexta-feira. Lungqvist, presidente da comissão médica do COI, explicou que, para a maioria dos atletas, a bruma cinzenta que cobre Pequim durante a maior parte do tempo não representa perigo.
O médico disse que apenas aqueles competindo em provas de resistência, como a maratona, podem ser afetados se os índices de poluição aumentarem.
No ano passado, o presidente do COI, Jacques Rogge, disse que algumas competições seriam adiadas se as condições do ar piorassem. Lungqvist culpou a mídia por dar atenção excessiva a um assunto que, segundo ele, é um grande problema para residentes, mas não para visitantes.
(BBC Brasil, Folha Online, 05/08/2008)