A Câmara Municipal de Porto Alegre irá discutir em audiência pública o Projeto Pontal do Estaleiro. O encontro, solicitado pelo Clube de Mães do Cristal, e com o objetivo de esclarecer também aspectos relacionados à orla do Guaíba, será realizado nesta quarta-feira (06/08), às 19h, no Plenário Otávio Rocha. Além da presença de vereadores, são aguardadas representações de órgãos do município e da sociedade. Esta será a sétima audiência pública a ser realizada pelo Legislativo porto-alegrense em 2008.
O projeto de lei que trata do Pontal do Estaleiro é subscrito por 17 vereadores e propõe a revitalização urbana da orla do Guaíba, em trecho localizado na Unidade de Estruturação Urbana (UEU) 4036. Conforme o texto, o projeto para o Pontal do Estaleiro - também conhecido como Ponta do Melo - é classificado como empreendimento de impacto de segundo nível por sua proposta de valorização dos visuais urbanos e da atração turística pelas atividades previstas.
Ao ocupar espaço destinado à Tribuna Popular da Câmara Municipal, no dia 19 de junho, o 2º vice-coordenador do Fórum de Entidades que discute a revisão do Plano de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), arquiteto Nestor Nadruz, manifestou a preocupação dos moradores da Zona Sul em relação ao projeto, que está em tramitação na Câmara (veja matérias indicadas abaixo).
O projeto Pontal do Estaleiro foi apresentado conjuntamente por Alceu Brasinha (PTB), Bernardino Vendrúsculo (PMDB), Dr. Goulart (PTB), Elói Guimarães (PTB), Haroldo de Souza (PMDB), Maria Luiza (PTB), Maurício Dziedricki (PTB), Nilo Santos (PTB), Valdir Caetano (PR), Almerindo Filho (PTB), Elias Vidal (PPS), Ervino Besson (PDT), João Carlos Nedel (PP), Luiz Braz (PSDB), Maristela Meneghetti (Dem), José Ismael Heinen (Dem) e Nereu D´Avila (PDT).
(Ascom CMPA, 06/08/2008)