O rio Spree, que atravessa a cidade de Berlim, voltará a ser um local turístico da capital alemã. Graças a um projeto de purificação das águas, financiado pelo governo, será possível voltar a nadar no canal pela primeira vez após mais de 80 anos.
A previsão inicial era de um plano que recuperasse o Spree em pouco tempo, mas algumas dificuldades no processo indicam que o trabalho de despoluição deve durar cerca de três anos.
"O problema é a chuva, porque em Berlim a água de descarga e a água da chuva são saneadas juntas", explicou o engenheiro alemão Ralf Steeg, idealizador do plano, ao jornal 'Bild". "Por isso, quando chove muito, a tubulação de esgoto inunda e transborda no rio", acrescentou Steeg.
A solução prevista no projeto, denominado "Spree 2001", consiste na instalação de grandes reservatórios flutuantes para recolher a água suja. Sobre cada um deles, serão feitas espécies de "ilhas" com infra-estrutura turística. O projeto conta com o financiamento de 2 milhões de euros do governo.
Os reservatórios, feitos com fibra de vidro, terão capacidade de mil metros cúbicos e bombearão a água em direção aos locais de purificação, impedindo assim que o Spree fique poluído.
A primeira ilha protótipo, que será feita no bairro de Friedrichshain, ficará pronta em cerca de três meses. Com uma superfície de 864 m2, ela hospedará um jardim, um restaurante e um porto para alugar embarcações.
(Ansa, Folha Online, 05/08/2008)