A praia do Rosa é um dos cenários preferidos pelas baleias-francas. Ali, de julho até novembro, elas fazem uma espécie de "convenção", se reúnem às dezenas para se acasalar e dar à luz, transformando a região em um verdadeiro berçário.
Atraídas pelas águas aquecidas, elas protagonizam um espetáculo especial para os turistas, um verdadeiro balé de beleza extraordinária. Esses visitantes, que vêm lá do extremo da América, impulsionaram o crescimento do chamado whale watching, ou turismo de observação de baleias. Praticado desde os anos 80 em alguns países, o whale watching alia lazer e consciência ambiental. É um aliado do desenvolvimento sustentável.
Os passeios marítimos no Rosa, realizados em embarcações especiais, duram quase duas horas e contam com orientação do Instituto Baleia Franca (IBF). As viagens de observação possibilitam assistir às baleias e seus filhotes nadando ao longo da costa, exibindo as nadadeiras, a cauda, saltando ou mesmo amamentando. A observação também pode ser feita da praia, em locais mais elevados, com a ajuda de um binóculo, já que os animais costumam se aproximar até 30 metros da beira-mar.
A praia do Rosa, que fica a 70 km de Florianópolis, faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-franca, e vem se destacando no cenário nacional e internacional como um dos locais onde o whale watching ganha cada vez mais interessados. O passeio é considerado por especialistas como uma verdadeira aula de conscientização ambiental para crianças e adultos.
(Correio Braziliense,
A Notícia, 05/08/2008)