Um terremoto de 6 graus na escala aberta de Richter atingiu a Província de Sichuan, na China, na manhã desta terça-feira, segundo o instituto geológico dos Estados Unidos. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos maiores nas cidades de Sichuan. Segundo o serviço de sismologia americano, o epicentro do tremor desta terça-feira foi a 1.253 quilômetros de Pequim, em uma profundidade de dez quilômetros.
O epicentro do tremor desta terça-feira está a cerca de 290 quilômetros ao sudeste do centro do terremoto de 7,9 graus que atingiu a região em 12 de maio. O instituto americano afirmou que o tremor de hoje pode ser a mais recente réplica do grande terremoto de maio, que deixou mais de 70 mil mortos e deixou 5 milhões desabrigados.
O tremor aconteceu aproximadamente às 6h (19h desta segunda-feira, em Brasília), poucas horas depois da cerimônia de passagem da tocha olímpica em Chegdu, capital de Sichuan.
Réplicas
Os sismólogos chineses já registraram 21.245 réplicas desde o forte terremoto de maio, em Sichuan. Nesta sexta-feira (1), um tremor de 6,1 graus de magnitude deixou 231 pessoas feridas na região, quatro delas com gravidade, informou a Rádio Internacional do país.
O epicentro do tremor foi registrado entre os distritos de Pingwu e Beichuan, pertencentes à cidade de Mianyang, uma das zonas mais devastadas pelo terremoto de maio. Em Pingwu, 231 pessoas ficaram feridas e seguem hospitalizadas, e outras 130 mil se viram desabrigadas.
(Folha Online, 05/08/2008)