O líder partidário do PMDB na Assembléia Legislativa (AL-RS), deputado Edson Brum, participou na manhã desta segunda-feira (04/08), em Santa Cruz do Sul, de reunião com lideranças sociais, políticas, empresariais e dos trabalhadores que compõem a cadeia produtiva do setor fumageiro, oportunidade em que foi discutido o grave problema que o setor enfrenta com a saída de empresas do Estado. Edson Brum destacou, entre as decisões que o grupo tomou durante a reunião, a criação da Comissão Permanente para acompanhamento junto ao governo estadual das questões envolvendo os créditos de ICMS.
A comissão buscará junto ao Executivo a solução efetiva para o problema gerado com a retenção dos créditos de ICMS, negociados e não negociados. A garantia de uma política permanente de ressarcimento de novos créditos, apoio ao combate à sonegação de impostos e cobrar do governo do Estado estrutura para que empresas não deixem o Rio Grande do Sul também são objetivos do grupo. Por fim, as lideranças requereram que a Comissão Permanente seja recebida, em caráter urgente, pela governadora Yeda Crusius e pelo secretário da Fazenda, Aod Cunha, na próxima quinta-feira (07/08), no Palácio Piratini.
Participaram da reunião, representantes da Phillip Morris, Souza Cruz, Universal Leaf, Alliance One, Premium Tabacos, Kannenberg, ATC, Valesul Tabacos, CTA e Brasfumo, juntamente com deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários municipais, vereadores, presidentes de associações e sindicatos. “Estamos tratando de um assunto muito sério. Minha preocupação é em relação aos empregos gerados a partir da indústria. Também devemos estar atentos aos pequenos agricultores, pois são eles que dependem destas empresas para comprar sua produção. Consequentemente, problemas nesta interligada cadeia determinarão reflexos ali adiante. Todos sentirão, acabando por respingar no PIB do Estado”, afirmou Edson Brum.
(Por Felipe Cogo, Agência de Notícias AL-RS, 04/08/2008)